dia do trabalho
Em 01 de Maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, a polícia entrou em confronto com manifestantes, grevistas que lutavam por melhores condições de trabalho, vez que inexistiam garantias mínimas de trabalho, onde uma das reivindicações era a redução da jornada de trabalho de 13 para 08 horas. Esse movimento culminou com uma greve geral, e com uma série de protestos, todavia, lançaram uma bomba na multidão, ocasião em que morreram quatro manifestantes e três policiais, sem contar a dezena de feridos no evento fatídico.
Oito líderes trabalhistas foram presos, e considerados responsáveis pelos fatos ocorridos nas manifestações, porém, um dos líderes suicidou-se na prisão, quatro foram enforcados e três foram libertados da prisão depois de sete anos de cárcere.
Por essa razão, o dia 01 de maio tornou-se um marco comemorativo do dia do trabalho em todo mundo, ou seja, devido a uma batalha com muito derramamento de sangue, visando condições dignas de labor.
Todavia, voltando ao dia 01 de Maio de 2008, precisamos parar um momento, e demonstrar a importância do feriado comemorado na última quinta-feira, pois com o sangue derramado desses manifestantes e dos milhares de outros manifestantes defensores desta bandeira, ao longo da história do trabalho mundial, é que conseguimos estabelecer um mínimo de regras de convivência no labor, todavia a realidade nos mostra que não mudou muita coisa, desde a ocorrência dos fatos marcantes da história do trabalho.
Vários fatos que ocorrem hoje, já permeavam a história do labor no mundo, jornadas e condições de trabalho aviltantes, salários irrisórios, onde a degradação da força trabalhadora ainda