dia das mulheres
Cachoeiro de Itapemirim, Março de 2013.
As Mulheres Egípcias
A mulher na sociedade egípcia teve um papel muito importante e recebia praticamente os mesmos direitos dos homens o que não ocorria em outras civilizações da mesma época. A mulher no antigo Egito chegou a postos que só foram alcançados pelas mulheres novamente na sociedade moderna atual. Havia muitos postos de trabalho e de destaque para as mulheres egípcias. Hatshepsut assumiu um deles e é considerada a mulher mais popular a governar o Egito com o título de Faraó.
No antigo Egito a esposa é quem cuida de todos ao seu redor, incluindo seus filhos e os seus servos. Há vários trabalhos disponíveis para a mulher, especialmente se ela é de uma família rica. Existem inúmeros registros de mulheres fazendo serviços domésticos, como tecendo, preparando cerveja e pão. As mulheres na ausência de seus maridos eram as chefes e tomavam conta do que era a tarefa deles. Elas tinham o mesmo direito dos homens em tribunais e as mesmas condenações aplicadas a eles, serviam também para penaliza-las.
As Mulheres Gregas:
A Civilização Grega é tida como a mais gloriosa de todas as civilizações antigas. Durante o decorrer desta Civilização, a mulher era menosprezada moral e socialmente, e não tinha quaisquer direitos legais. Os Gregos olhavam para a mulher como uma criatura sub-humana, cuja posição na sociedade era, em todos os sentidos, inferior à do homem, para o qual estava reservada a honra, bem como um lugar de superioridade. A prostituição estava fortemente implantada na sociedade Grega, e as relações com mulheres adúlteras não eram consideradas pecaminosas.
Mulheres indígenas
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela