dia das ciancas
Paloma Oliveto // Do Correio Braziliense
Ele criou o Dia das Crianças
Arte: Jarbas / DP
O Dia das Crianças deve ser especial para você. Abrir presentes, passear e, principalmente, curtir a família num dia tão especial faz bem a qualquer pessoa. Há 80 anos tem sido assim. Foi quando o deputado federal Galdino do Valle Filho criou a data, mais precisamente no dia 5 de novembro de 1924. Médico por formação, o político nasceu em 24 de setembro de 1879 e, por algum tempo, exerceu a profissão numa clínica do interior de Minas Gerais. Em 1911, foi eleito vereador e presidente da Câmara de Nova Fiburgo (RJ), para onde se mudou.
Uma das primeiras providências foi levar a luz elétrica à cidade. Galdino também conseguiu que fosse construído um hospital naval. Apenas um ano depois, já era deputado estadual. Ficou no cargo por 10 anos até ser eleito deputado federal por três vezes. Muito querido na cidade fluminense, também foi prefeito de Nova Friburgo. A idéia de determinar um dia só para as crianças surgiu no início da década de 1920. Quatro anos depois, apresentou o projeto, que foi aprovado pelos colegas deputados.
Oficialmente, a data surgiu com a assinatura do Decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924, assinado pelo então presidente da República, Arthur Bernardes. Além de político, Galdino alistou-se voluntariamente no corpo de saúde dos batalhões que lutaram contra o levante tenentista de 5 de julho. Por causa disso, com a vitória da revolução de 1930, teve que se exilar em Portugal, para evitar perseguições. Mas o exílio não evitou que fosse considerado um inimigo político de Getúlio Vargas, o líder da revolução, que assumiu o governo.
Galdino foi preso várias vezes, acusado de ser comunista. Passado esse período, elegeu-se mais uma vez, trabalhou como professor de medicina e fundou dois jornais. Morreu em 11 de maio de 1961, antes de ver a data que criou se transformar num evento somente comercial. Foi na década de