Dia da mulher
Centro de Educação à distância.
Curso de Serviço Social
Dia Internacional da Mulher – 8 de Março
São Luis - MA
2013
Luciane Lindoso Gonçalves – RA 424249 | |
Camilla Matos alves – RA
Taise Pereira Barros RA: 413070.
Luzinete costa pereira – RA
Raimunda Nonata Trindade RA 421648
Helicia de kassia Guimaraes Ribeiro RA 418255
Dia Internacional da Mulher – 8 de Março
Dissertação apresentada à Universidade Anhanguera- Uniderp Disciplina Família e Sociedade do Curso de Serviço Social
Orientadora: Silvania Rodrigues
São Luis - MA
2013
1- INTRODUÇÃO:
O dia internacional da mulher simboliza a busca por equidade de gêneros pelos direitos e empoderamentos das mulheres. Pretende-se com este trabalho mostrar a luta por esses direitos e como essa data passou a ser marcante nos dias atuais como demonstrativos das desigualdades enfrentadas ainda nos dias atuais.
.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão de obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores.
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fabricas americanas.
A criação do