Dia da enfermagem
A programação do dia com inicio às 07:30hs e encerramento as 12:00hs, a abertura oficial realizada pela a Sra. Liliam Gomes da Silva – Diretora da unidade Ame-Itu na seqüência a mesma deu inicio com a palestra sobre “Princípios Camilianos”.
A Carta de Princípios das Entidades Camilianas também expõe a importância do "dar de si", do respeito ao próximo e da contribuição para tornar a vida da população um pouco melhor, especialmente possibilitar melhora na rotina dos mais necessitados. Estas escritas são marco referencial para diversos outros documentos que surgirão.
A Enfª Patrícia Capato contou a origem da profissão de enfermagem, A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. No período Florence Nightingale em 1891, Florence (1820 - 1920) - Enfermeira que criou o conceito moderno de enfermagem. Esta mulher em particular, foi uma referência na enfermagem. Nascida a 12 de Maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança, o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais do Exército, fazendo prevalecer suas idéias. Conhece as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, na Maison de La Providence em Paris.
A psicóloga Jamile Muller fez dinâmica em grupo valorizando a integração dos colaboradores e frisou a importância de se colocar no lugar dos outros em cada atendimento e realizou varias dinâmicas.
A Dra. Kariny Quinellato falou sobre a importância da interação entre a equipe médica e enfermagem além da integração da medicina preventiva às demais especialidades, este movimento fala do trabalho em equipe e que sozinho não chegamos a lugar nenhum, a necessidade de interação esta em todas as organizações o conceito é global, porém, mantém-se a centralidade do trabalho médico e também na área de enfermagem a proposta do 'trabalho em equipe.
Evento