Dia da consciência negra
Um dos principais quilombos existentes, era o quilombo de Palmares, que estava situado na Serra da Barriga, atual município de União dos Palmares em Alagoas. Este, abrigava cerca de 35 mil escravos fugitivos, e tinha como líder Zumbi dos Palmares, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695.
A partir do século XIX a Inglaterra começou a questionar a escravidão no Brasil, e com isso surgiram os movimentos abolicionistas, como Lei Eusébio de Queiróz (1850) que proibia o tráfico negreiro, a Lei do Ventre Livre (1871) que declarava livre os filhos de escravos que nascessem após a lei, a Lei dos Sexagenários que dava liberdade à negros escravos maiores de 60 anos, e por fim declarada pela Princesa Isabel em 1888 a Lei Àurea que libertou à todos os escravos.
Para comemorar a vitória desta raça, e lembrar de todos os sofrimentos, e lutas que passaram para conseguir seus direitos e principalmente liberdade, foi criado o dia da consciência negra, que é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de um de seus principais líderes, Zumbi.
Também, o dia da consciência negra tem por marca campanhas contra o preconceito racial, inferioridade perante a sociedade, ainda, enfatiza o respeito à raça negra que tanto ajudou na formação da sociedade brasileira e de sua cultura.