Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra
No dia 20 de Novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra, a data foi escolhida em alusão ao dia da morte de um dos maiores, senão o maior, mártir do período da escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos escravos, e mesmo assim morreu traído, dando, literalmente, o sangue pela libertação daquele povo.
Ele é apenas um dos muitos que morreram lutando pela abolição no nosso país. Muito sangue já foi derramado, para após muito tempo os negros obterem o seu devido destaque e respeito na nossa sociedade.
Mais de dois séculos depois da morte de Zumbi, é chegada a tão sonhada abolição. Então, saiu-se da escravidão, para a clara e aberta, discriminação. O negro deixou de ser escravizado, para ser diferenciado, e consequentemente, rejeitado pelos burgueses, barões e aristocratas da época que ainda viam o negro como a pior parte da sociedade, que não servia para nada além de servir. Trocaram a senzala, pelo cortiço, depois pelas favelas. O que mudou foi o nome e o lugar, mas a ideia era a mesma: afastá-los e quem sabe até exilá-los do resto da sociedade, não aceitavam, muito menos aderiam a nada que viesse dos “homens de pele escura”.
É difícil imaginar, no Brasil, país de boa parte da população negra, que esse tipo de pensamento possa ter existido, mas infelizmente existiu. Porém o tempo foi passando, a sociedade foi mudando, e se renovando, junto com o Brasil, e pouco a pouco esse modo de pensar foi sendo deixado de lado, e o que hoje chamamos de “racismo”, foi se tornando escasso, porém e infelizmente, não inexistente, e ainda existem muitos poucos que insistem em acreditar que uma pele mais escura, impossibilita alguém de ser e se tornar algo, não entendem que o negro já conquistou seu espaço na nossa sociedade, não só no nosso país, em outros, como os EUA, país com racismo muito mais pertinente do que no Brasil, eles já têm seu espaço garantido, e há 4 anos atrás elegeram o primeiro presidente