Di Rio De Leitura
Karinne Reis Cambuhy
Texto: Introdução à Linguística Domínios e Fronteiras
Data: 01/12/2014
Em um primeiro momento vendo o texto e o livro não fiquei com vontade ler, pois é um assunto que não me chama muita atenção, falar de linguística é um assunto complexo e exige que se leia várias vezes o texto para começar a compreender. Linguística, penso eu, é a área de estudo científico da Linguagem.
O texto tem poucas figuras ilustrativas, na verdade folheando o texto percebo que tem somente uma imagem ilustrativa (charge) em todo o seu conteúdo, penso que pelo título e pela quantidade de figuras será um livro de difícil leitura, irá me exigir bastante atenção e outras releituras para conseguir compreender o que o texto que falar.
Lendo o texto, logo no início, Mussalim (2003, p. 102) fala um pouco dos fonemas “tomando como pares os fonemas [p] e [b], para citar um exemplo no nível fonológico, pode-se dizer que, quanto ao traço de sonoridade, [p] se define com relação a [b] por ser [-vozeado], ou seja, [b] é um fonema vozeado enquanto [p] é desvozeado”, achei essa parte muito interessante porquê me lembrou uma disciplina que já fiz, fonética e fonologia do português, foi uma disciplina muito importante, um pouco complicada para se entender, mas aprendi muito com ela, pois me ensinou muito a forma como pronunciamos as palavras.
Continuando lendo o texto, paro um pouco para me fazer uma pergunta, para que vai me servir esse texto? Pensando um pouco acerca perca que me propus, vejo que ela só vai me interessar mesmo durante o curso, depois disso, penso que não vai influenciar no meu cotidiano. Não tenho vontade de fazer mestrado, doutorado, ou qualquer outra coisa relacionada às Letras, na verdade só continuo ainda fazendo porque hoje em dia a maioria dos concursos está exigindo um nível superior, e como não quero ficar para trás continuo fazendo.
Chega de falar um pouco de mim e de meus interesses, vou voltar a falar do texto. Mussalim (2003,