dhuna rafa lindas

399 palavras 2 páginas
Os bantos, originários de Angola e Moçambique, predominaram na zona da mata nordestina, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

De modo geral, podemos classificar os negros entrados no Brasil em três grandes grupos:
Sudaneses - oriundos da Nigéria, Daomé, Costa do Ouro. Compreendia os iorubas, jejês, minas, fanti-ashanti e outros. Localizados inicialmente na Bahia, depois se espalharam pelas regiões vizinhas.

Bantos - divididos em dois grupos: Congo-angolanos e moçambiques. Os bantos foram traduzidos para o Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco.

Malês - eram os sudaneses islamizados.

OS BANTOS –
Cultura- A unidade desse grupo, contudo, aparece de maneira mais clara no âmbito linguístico, uma vez que essas centenas de subgrupos têm como língua materna uma língua da famíliabanta.
Principais línguas bantas:

-Lingala
-Luganda
-Quicongo
-Cinianja
-Xichona
-Ndebele
-Zulu
-Suazi
-Xhosa
Acreditavam que o manicongo tinha poderes sagrados e que podia influenciarnas colheitas, guerras e saúde do povo.
Dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques.
Economia-agricultores, que vivem também da pesca e da caça. No passado, os bantosviveram em aldeias que eram governadas por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, recolhia impostos em forma de objetos, mercadorias e alimentos de todas as tribos que constituíam seureino.
Localização- africanos trazidos da região do congo e de angola eram dos territórios que hoje formam os seguintes países: Angola, parte de Camarões, Congo, Guiné e parte de Moçambique./localizado principalmente na África subsaariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes.
Curiosidades- foram os primeiros a serem feitos cativos na África e embarcados para servircomo escravos no Brasil, ainda no início da colonização.
Conhecem a metalurgia desde muito tempo, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos.
Chegaram a formar umgrande reino ( reino do Congo ).

OS

Relacionados