Dhcp & ssh
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Definição
O Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede, eliminando a necessidade de intervenção do administrador de rede. O DHCP mantém um banco de dados central onde são armazenadas informações de computadores que estiveram/estão conectados na rede, prevenindo que dois computadores possam acidentalmente ser configurados com o mesmo endereço IP.
O DHCP está localizado na camada de aplicação no modelo OSI.
[pic]
Alocação de endereços utilizando DHCP
O DHCP suporta três mecanismos de alocação de IP:
• - Alocação Manual
o Na alocação manual, o servidor DHCP é usado simplesmente como um mecanismo para entregar um pré-determinado endereço de IP e outras configurações opcionais para um host. Existe uma tabela de associação entre o endereço MAC do cliente e o endereço IP a ser fornecido. Essa associação é feita manualmente pelo administrador de rede; conseqüentemente, apenas os clientes cujo endereço MAC estão nesta lista poderão receber configurações desse servidor DHCP.
• - Alocação Automática
o Na alocação automática o cliente obtém um endereço IP de um pool de endereços possíveis, especificado pelo administrador da rede.
O endereço IP associado a um computador durante a alocação automática vem do mesmo pool dos endereços dinâmicos, mas, uma vez que o endereço IP foi associado a um host, este não pode retornar ao pool de endereços livres sem a intervenção do administrador da rede.
• - Alocação Dinâmica
o A alocação dinâmica é o único mecanismo que permite a reutilização dinâmica de endereços. O servidor DHCP seleciona um endereço IP através de um pool de endereços e associa a um determinado host por um