dfsdfsd
Curso de
Clarinete
FORTALEZA, 14 DE NOVEMBRO DE 2006
Uma breve História do Clarinete
Por volta de 1690, durante o Barroco, um fabricante de instrumentos que vivia em
Nuremberg, na Alemanha, chamado Johann Christoph Denner, resolveu aperfeiçoar a flauta doce para que ela não caísse no esquecimento. O fabricante pegou numa palheta de bambu, cortou a parte da frente do “bico” de uma flauta doce e colocou a palheta sobre o corte. Assim, era inventado o Chalumeau, que ao contrário do que Denner esperava, levou à decadência da flauta doce, pois era considerado um instrumento completamente diferente.
Em 1812 Ivan Muller apresentou um novo design para o clarinete. O novo instrumento tinha 13 chaves. Foi este o som de clarinete que fascinou Mozart.
Em meados do século XVII Theobald Boehm, um alemão, aplicou no clarinete um sistema de argolas reunidas em torno dos buracos por uma haste móvel, já aplicado na flauta. Esse conjunto aumentou ainda mais a extensão do clarinete e fixou um dos sistemas de digitação utilizados até hoje.
No século XIX, durante o Romantismo, o clarinete atinge a popularidade máxima, e vários compositores como Carl Maria von Weber, Johannes Brahms, Shubert e Shumman dedicam-lhe diversas e excelentes obras.
Enelruy Lira
2
Na música contemporânea, compositores como Bèla Bartók, Stravinsky, Claúdio Santoro e Olivier Messiaen ( com o Quarteto para o Fim dos Tempos ) não vêm limites para o clarinete. Na música popular foi um dos primeiros instrumentos introduzidos no Jazz.
A família do clarinete, para além do modelo base – o soprano em Sib (2)-, inclui muitos instrumentos, mas só mais três são usados regularmente: a requinta em Mi b (1), mais aguda e de som penetrante; o soprano em lá; e o baixo em Sib (3), uma oitava abaixo do soprano. (1)
(2)
(3)
Um instrumento chamado Clarinete
O Clarinete é um instrumento de tubo cilíndrico, palheta simples batente, regido pela lei