dfghfdg

1897 palavras 8 páginas
Curvas Características de uma Turbo Bomba

1

Equação Geral das Máquinas de Fluxo
Equação: desenvolvida considerando uma única rotação.
A função f(H,Q,n), em condições reais, é uma superfície, chamada de superfície característica, que é um parabolóide hiperbólico, cuja formula geral é :
H  A n2  B nQ  C Q 2

- Para uma rotação n constante, a curva (H,Q) será uma parábola;
- para H constante, a curva (Q,n) será uma hipérbole na qual o eixo da assíntota passa pelo centro do sistema de coordenadas;
- para Q constante a curva (H,n) também será uma parábola.

2

Equação Geral das Máquinas de Fluxo
De acordo com o formato da curva H = f (Q), teremos diferentes denominações. Assim pode-se ter curva inclinada, curva ascendente-descendente, curva altamente descendente e curva plana.
H

ascendente-descendente

Plana

Inclinada
Altamente descendente

Q

P.S. Bombas com curvas ascendente-descendente apresentam um comportamento instável na região ascendente, e em projetos que utilizem tais máquinas deve-se ter o cuidado de evitar o funcionamento nesta região da curva.
3

Curvas Rendimento vs. Vazão e Potência vs. Vazão
Além da curva HxQ, outras duas curvas são de interesse. A primeira delas é a curva rendimento () x vazão e a outra é a curva potência (N) x vazão. O rendimento total  pode ser definido como:



 max

N

Q

Rendimento vs. Vazão

Q

Potência vs. Vazão.

4

Diagrama de Colina
Uma outra forma de representação das curvas características: diagrama de colina. Aqui são representadas curvas HxQ para diferentes rotações juntamente com curvas de isorendimento. As curvas de igual rendimento têm o aspecto de elipses, sendo que o rendimento máximo estará no interior delas. O ponto (H,Q) correspondente a este rendimento máximo recebe o nome de ponto normal, e assim tem-se Hn e Qn.
O nome diagrama de colina vem do aspecto que se assemelha a um diagrama topográfico de um morro. 5

Diagrama de Colina

Relacionados

  • stps
    533 palavras | 3 páginas