dfgf
►MÓDULO (intensidade, número real não-numérico)
►SENTIDO
►DIREÇÃO Os vetores são representados por qualquer letra e por uma seta desenhada por cima da letra, como .O módulo deste vetor é representado pela letra que representa o vetor, porém sem a seta em cima,v,ou então pelo símbolo do vetor entre os sinais matemáticos que representam módulo,. Para facilitar a nossa compreensão vamos pegar um exemplo simples
Neste exemplo tempos um vetor que possui todas as informações necessárias. veja:
•Direção: como vemos, o vetor acima possui a mesma direção da reta r, horizontal;
•Sentido: Fica notável que o vetor segue de P para O, da esquerda para direita, neste caso;
•Módulo: O módulo é a intensidade do vetor.O módulo é, graficamente representado, pelo tamanho do vetor desenhado, que nesse caso é de três unidades de medidas u, ou seja 3u.
Vetores iguais e diferentes
Para que dois vetores sejam iguais eles, necessariamente, precisam possuir módulos, sentidos e direção iguais. Por exemplo:
Os vetores acima são iguais, pois possuem as três informações, que constitui um vetor, iguais. Se tivermos dois vetores que possuem módulos e direções iguais, porém sentidos diferentes, dizemos que que estes vetores são diferentes e opostos. Por exemplo:
Adiçao De Vetores
Quando executamos uma operação com vetores, chamamos o seu resultado de resultante . Dado dois vetores = A – O e = B - O, a resultante é obtido graficamente trançando-se pelas extremidades de cada um deles uma paralela ao outro.
Em que é o vetor soma. Como a figura formada é um paralelogramo, este método é denominado método do paralelogramo. A intensidade do vetor é dado por:
Esta expressão é obtida pela lei dos co-senos para o triângulo OÂC: