deys
Barra do Corda 2014
Roteiro de Leitura e Análise da obra “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo.
1. Bibliografia:
Joaquim Manoel de Macedo é um medico que nunca exerceu a profissão, pois dedicou sua vida á literatura. Tornou-se o autor mais lido no Brasil de sua época, sua obra representava a classe média carioca que habitava a corte em meados do século XIX..
Importancia do Livro: O romance “A moreninha” é considerado o primeiro romance brasileiro. Apresenta uma linguagem simples, um enredo que prende o leitor com algum suspense e um final feliz típico dessa fase do movimento do Romantismo. A obra remonta o cenário da alta sociedade carioca em meados do século XIX. Joaquim Manuel de Macedo ganhou notoriedade na corte carioca, pois a obra caiu no gosto publico.
2. Resumo do enredo:
O romance “A moreninha” conta a historia de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha). Tudo começa quando Augusto , Leopoldo e Fabricio são convidados por Filipe para passar o feriado de Sant’ Ana na casa de sua avó. Os quatros amigos estudantes de medicina vão para a llha passar o feriado e lá encontram D. Ana, a anfitriã, duas amigas, a irmã de Filipe D Carolina e suas primas Joana e Joaquina. Antes de partirem Filipe havia feito uma aposta com Augusto : “Se ele voltasse da Ilha sem ter se apaixonado verdadeiramente por uma das meninas. Filipe escrevia um romance por ter perdido a aposta.. mas se acaso se apaixonasse Augusto era quem deveria escrever.
Augusto era um jovem namorador e inconstante no amor. Fabricio revela a personalidade do amigo a todos num