Devoção de advogado (fichamento)
Pelo diplomado em Direito saber todas as normas, ele também sabe todas as brechas que as normas não conseguem tampá-las. Essas brechas são alvo dos profissionais de Direito corruptos, que vão contra o que lhes é ensinado durante todo o estudo presencial, e que ele devia ser guardião.
Todas perguntas que encontramos no nosso cotidiano, são respondidas pelo Direito que lhe orienta o caminho legal que se deve seguir, é muito comum ouvir que o Direito nos restringe de muita coisa,ou quase tudo, mas o Direito está presente para nos dar segurança, garantir nossos direitos estabelecer uma convivência harmônica.
Dois termos que sempre são equiparados, mas que não deveriam ser, pois um abre possibilidade para o outro são a sanção e a coação, dizem que os dois termos são definidos pela força exercida pelos poderes públicos. Mas a sanção não é a força exercida e sim a autorização para que quem foi prejudicado a exerça de forma legal e por meio das autoridades competentes, já a coação sim é a força exercida, muitas vezes ela é usada ilegalmente, mas deveria ocorrer somente através de sanções e pelos poderes competentes, ou seja, legalmente.
Goffredo Telles Junior muito se indagava se ele, ou se outros advogados buscavam a justiça ou a vitória. Do mesmo modo que se perguntava o que era justiça. A Justiça lhe obteve vários significados durante a sua trajetória, como estudante, bacharel, advogado e professor. Entre esses significados estavam: Sua associação com fazer justiça; “Justiça é constante e perpétua vontade”, como dizia