Devesa civil
No entanto, podem acontecer desastres outros, sobretudo de origem antropogênica e notadamente os resultantes do manejo de tecnologia, cuja imprevisibilidade, subitaneidade e evolução aguda podem exigir o desencadeamento imediato do plano de contingência.
Cumpre notar que o tempo necessário ao acionamento dos envolvidos no plano pode atenuar ou agravar os efeitos desse desastre.
Assim, a compreensão dos riscos, das características da comunidade afetada e dos recursos disponíveis, institucionais ou não, facilitará o trabalho em parceria, em prol da
Quando fazer um plano de contingência?
A finalidade do plano deve ser clara, arrolando os resultados esperados com seu desencadeamento. A partir da análise de riscos, deve-se proceder ao levantamento das possíveis necessidades psicológicas e sociais, fundamentais para o restabelecimento da vida cotidiana em situações de desastre.
Isso demonstra a importância da prevenção de desastres e da preparação para emergências, quando a equipe se integra e leva o diálogo à comunidade, que também passa a se sentir parte dessa mobilização governamental e da política de Defesa Civil em seu município. Os benefícios são o sensível aumento da possibilidade de minimização dos efeitos no momento do desastre, pois a comunidade preparada se mobiliza rapidamente para sua autoproteção, dando as primeiras respostas de forma mais adequada em prol da segurança de sua coletividade.
Pode haver um plano de contingência para acidentes ou emergências em barragens
(usinas hidrelétricas), desastres naturais ligados a