Deveres-fim dos diáconos
1. Desembaraçar os pastores da execução das tarefas materiais da igreja local (mesmo as tarefas tão importantes que os pastores já as faziam e pareciam só serem confiáveis a eles), para que só então estes pastores possam se concentrar na oração e no ministério da Palavra de Deus.
2. Promover a paz e união no seio da igreja. Os diáconos devem lutar contra murmurações e partidarismos (ao invés de tolerá-los e até criá-los e encabeçá-los!).
3. Promover o bem-estar dos crentes. Os diáconos devem subdividir entre si o cuidado pelos membros da igreja. O rol de membros pode ser dividido e atribuído aos diáconos por critérios tais como proximidade física/etária/etc.
4. Evangelismo pessoal. 6:8 E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (10) E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. 8:4-6,40 Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. (5) E, descendo Felipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. (6) E as multidões unanimamente prestavam atenção ao que Felipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; ...(40) E [depois de ganhar o eunuco etíope para Cristo] Felipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho [em] todas as cidades, até que chegou a Cesaréia [alguns dos] OUTROS DEVERES DO DIÁCONO
Não faltar nem atrasar-se para as reuniões do corpo diaconal (presididas pelo pastor; deve haver ao menos 1 reunião/mês).
Visitar os membros da igreja que ficaram sob sua responsabilidade, particularmente os que caírem em doença (mas, nestas visitas, não lancem sutilmente o povo contra o pastor “Ah, o pastor ainda não veio lhe visitar? Puxa, que injustiça...”, antes protejam-no “Ele está muito ocupado com ..., certamente NÃO soube que o irmão está tão doente, tenho certeza que, quando o irmão avisar-LHE por telefone, ele vai ficar orando pelo irmão e vai marcar uma visita, talvez aqui mesmo”).
Discipular, instruir e treinar os novos