Deuses
1.1. Matérias-primas e equipamentos.
1.2. Os países não possuem todos os recursos necessários à produção, havendo países ricos em recursos naturais , mas que não produzem equipamentos modernos pois não possuem a tecnologia, tendo de importá-los de outros países; enquanto outros países não possuem determinados recursos, como petróleo, mas detém a tecnologia necessária para produzir bens de elevado valor de transformação, como máquinas industriais computorizadas.
1.3. Inexistência de algumas matérias-primas, produção insuficiente de bens agrícolas, produções de elevado custo, etc.
2.
2.1. A frase do autor quer dizer que uma parte considerável dos bens que consumimos durante a nossa vida são produzidos por outros países, tendo de ser importados. Tal é o caso do café, vindo da Colômbia, do Brasil ou de países africanos, do sumo produzido a partir de laranjas de Israel, da roupa de algodão que usamos, fabricada na China ou na Índia ou, ainda, das notícias e música que podemos ouvir através de um pequeno rádio de origem japonesa.
2.2. Atualmente, pode-se considerar que a quase totalidade dos países do mundo está nserida na economia internacional através das trocas de bens, que uma parte significativa da produção de bens está mundializada, na medida em que as empresas produtoras instalam a sua atividade nos países e regiões que ofereçam melhores condições, como é o caso das petrolíferas, e que os capitais circulam livremente pelo mundo, sendo possível, por exemplo, comprar em Portugal capital de empresas norte - americanas, brasileiras, alemãs ou japonesas, através dos bancos ou diretamente na Bolsa. As economias dos países vão -através destes processos - globalizando- se.
2.3. Globalização das trocas, das empresas e globalização financeira.
2.4. A globalização das trocas significa que uma parte muito significativa dos bens, serviços e capitais circula pelo mundo, tendo origem em vários países e sendo