Deuses gregos
Na mitologia grega, Hera representava a divindade do casamento, protetora das mulheres e dos nascimentos. Esposa e irmã de Zeus (deus dos deuses), ela possuía uma personalidade forte, marcada pela agressividade, orgulho e pelo ciúme. Este comportamento fazia com que ela ficasse perseguindo as amantes de Zeus. Num dos mitos, Hera tenta matar o herói grego Heracles (Hércules), quando este ainda era apenas um bebê.
De acordo com os mitos, Hera mostrava apenas os olhos para os mortais e apresentava-se sempre com uma coroa de ouro na cabeça. Ela marcava os locais que protegia com penas de pavão (seu pássaro favorito).
Hera possuía sete templos na Grécia, que, de acordo com a mitologia, foram destruídos pelo herói Heracles que a aprisionou num jarro de barro.
De acordo com a mitologia, Hera tinha como principal rival a deusa Afrodite (do amor). Muito vaidosa, Hera tinha raiva de Afrodite, pois queria ser mais bonita do que a deusa do amor.
Curiosidade:
- Na mitologia romana, Hera era equivalente a Juno (rainha dos deuses).
ÁRTEMIS Ártemis, deusa da caça
Na mitologia grega, Ártemis era a deusa da caça, da luz suave e da vida selvagem. Era filha de Zeus com Leto (deusa da noite clara).
Era considerada, na mitologia grega, como a mais pura de todas as deusas. Era representada nas pinturas e esculturas sempre vestida com uma túnica branca, trazendo ao seu lado um cão ou um animal (geralmente um veado) representando a caça. Aparece também com arco e flechas de prata (presentes de seu pai Zeus).
De acordo com a mitologia grega, Zeus deu de presente à filha Ártemis uma corte repleta de ninfas, tornando-a a rainha dos bosques. É comum também a imagem de Ártemis rodeada de ninfas em um lindo bosque.
Curiosidade:
- O templo de Ártemis, situado em Éfeso (cidade jônica localizada na Ásia Menor), é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
POSEIDON O deus dos mares