Deusa Atena
Célebre estátua da deusa grega Atena, hoje conservada no Museu Pio-Clementino do Vaticano. Foi esculpida em mármore de Paros e tem 2,21 m de altura,1 considerada uma cópia romana de um original grego perdido do início do século IV a.C. A deusa veste uma túnica com uma égide ao peito, usa um elmo coríntio na cabeça e segura uma lança com a mão direita, tendo uma serpente aos pés.2 Sob o elmo, usa uma tiara persa, sinal da vitória da civilização grega sobre os bárbaros estrangeiros. Seus dois braços, a lança e o topo do elmo são provavelmente restaurações modernas. Sua origem é obscura. Uma versão que circulou após 1744 alegava que foi descoberta no início do século XVII no que se julgou ser um Templo de Minerva médica, perto da Porta Maggiore, em Roma, de onde receberia seu nome primitivo, mas outra versão refere que foi desenterrada na região da Igreja de Santa Maria sobre Minerva, que fora erguida, segundo a tradição, sobre as ruínas de outro templo de Minerva, erigido por Pompeu nas proximidades do Panteão.
Atena assiste Hércules
Atena assiste Hércules, pintura em kylix, c. 480-470 a.C. Staatliche Antikensammlungen. Coleções Estatais de Antiguidades
A cerâmica grega é uma das mais conhecidas manifestações artísticas dessa civilização.
Denominada em língua portuguesa por cálice, por taça ou por copo, a kylix (pl. kylikes) é um recipiente utilizado pelos gregos antigos para a ingestão de vinho durante os sympósia, possuindo muitas vezes um interior adornado que só seria revelado à medida emque o vinho fosse sendo ingerido.
Normalmente a cerâmica grega era decorada com pinturas com temas do dia-a-dia, mitológicos ou eróticos.Essas pinturas poderiam ser em figuras negras, figuras vermelhas, toda em preto (com ou sem detalhes brancos), entre outros.
Neste kylix, Atena mostrou sua face benevolente favorecendo outros personagens. Dentre eles Hércules em seus Doze Trabalhos
Atena combatendo um