DEUS
“O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”.
Esta teoria ou modelo para a motivação foi criado por Victor Vroom e foi enriquecido em varias ocasiões, principalmente por Poster e Lawler.
Baseia- se em que o esforço realizado para conseguir um alto desempenho deve ser recompensado com resultados que façam com que o esforço tenha valido a pena.
Explica-se sobre a base de três fatores: valos, expectativa e instrumentalidade.
Valor: É a inclinação preferência para receber uma recompensa. Cada recompensa, em momento preciso, tem um valor único embora este valor possa variar com o tempo, dependendo da satisfação das necessidades e do seguimento de outras novas.
Expectativa: É a relação entre o esforço realizado e o resultado obtido.
Instrumentalidade: É a estimativa feita por uma pessoa sobre a obtenção de uma recompensa. A motivação se expressa como o produto destes fatores.
Motivação= Valor x Expectativa x Instrumentalidade.
O valor pode ser positivo ou negativo. No primeiro caso existirá um desejo por alcançar determinado resultado e no outro caso o desejo será de fugir de um resultado final especifico.
Á expectativa associa-se um valor entre zero e um dependendo da estimativa sobre o esforço realizado e o resultado obtido. Se não existe correspondência entre o esforço e o desempenho, o valor será zero; caso contrário, o valor será um.
A instrumentalidade também assume os valores entre zero e um. Se a estimativa sobre a obtenção da recompensa é equitativa com desempenho então a avaliação será alta; caso contrário será baixa.
Segundo D.nadler e E.lawler o fundamento deste método radica em quatro pressupostos:
O comportamento depende da combinação das forças das pessoas e do meio em que se encontram.
As pessoas tomam as decisões de maneira consciente sobre seu comportamento.
As pessoas têm diferentes necessidades, desejos e metas.
As pessoas escolhem diferentes