deus
O fenômeno da transpiração é fundamental para a vida do vegetal, mas deve ocorrer de modo a permitir a sobrevivência do mesmo, pois o excesso de perda d"água na forma de vapor pela transpiração pode levar à morte do vegetal.
Os vegetais apresentam várias adaptações para evitar a transpiração excessiva, de acordo com o ambiente onde vivem.
A organização do corpo do vegetal está relacionada diretamente com o fenômeno da transpiração. O número de folhas e a superfície foliar são fatores que determinam maior ou menor taxa de transpiração pelo vegetal.
Transpiração dos animais
Em alguns mamíferos, como o ser humano, a transpiração ocorre na forma de suor sobre a pele, que além de eliminar o calor em excesso de dentro do corpo, ainda resfria a superfície ao entrar em contato com correntes de ar. O suor em humanos é promovido por glândulas sudoríparas, e, além da água, elimina minerais e outros compostos nocivos ou desnecessários presentes no sangue, como o ácido úrico.O suor excessivo é denominado de hiperidrose.
Em outras espécies, como cães e alguns felinos, a transpiração ocorre pela língua e pelo nariz. As baleias, assim como outros mamíferos aquáticos, têm um mecanismo de regulação da transpiração muito rudimentar que se mostra ineficiente em ambiente seco, onde estes animais podem morrer ou por desidratação ou