Deus
DEUS
Trabalho apresentado à disciplina de Doutrina, do Seminário Teológico Restaurando Vidas, sob a orientação da Profa Pra Graça Pitzer.
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DEFINIÇÃO DE DEUS 4
A TRINDADE 5
A ATUAÇÃO DA TRINDADE 6
DEUS CRIADOR
DEUS SALVADOR (REDENTOR)
DEUS CONSOLADOR
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Em quase todos os povos do planeta, seja ele urbano ou rural, moderno ou conservador, existem religiões, seitas, crenças, lendas, histórias, fábulas, sobre um “Ser Superior”, “energia positiva”, “mãe natureza” ou, simplesmente,deus. Existem ainda aqueles que se auto declaram ateus, ou seja, não acreditam em nenhuma forma de deus. Sobre tais, a Bíblia afirma:
“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.” Sl 14:1a Sim, a Palavra chama o ateu de insensato, aquele perdeu o bom senso, que não mede as consequências de seus atos, aquele que não é são. Outra versão bíblica o declara como tolo! Descentes da fé abraamica, nós, cristãos protestantes, cremos no Deus das Sagradas Escrituras. Cremos que é através dela que compreendemos como Ele é, seu caráter, atributos e vontade.
DEFINIÇÃO DE DEUS
Cremos na Bíblia como fiel revelação divina e sendo digna de toda a aceitação, definimos Deus primeiramente como o Criador de tudo e de todos (Is 42:5). Não somente criou, mas n’Ele tudo subsiste e depende do seu poder (Cl 1:17). Em 1 Timóteo, capítulo 1, versículo 17, está escrito:
“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” Deste único versículo bíblico vemos que Deus é eterno, não teve princípio e nunca terá fim. Imortal, pois está acima de qualquer criatura, é inatingível e incomparável. Invisível por ser espírito. Único, não há outro, nunca houve e nunca haverá um Deus além d’Ele. A esse Deus é devida toda a honra e glória, toda a exaltação e