Deus põe uma virgula no seu ponto final
Introdução
Amanhã, para a maioria dos estudantes, atenção para esta notícia, não é de primeira-mão, mas vale lembrar: amanhã, segunda-feira, as aulas vão recomeçar. Acabou as férias!
E considerando o início das aulas, vai aqui, em minha mensagem desta noite, a lembrança também do que você vai encontrar lá na aula de português e literatura: o uso de dois dos sinais de pontuação mais comum e usada em nossa gramática – a vírgula e o ponto final.
O que é a vírgula? ...é um sinal de pontuação. A vírgula tem por função indicar uma pausa e separar as partes de uma frase, pra que ela tenha prosseguimento. A vírgula não sinaliza o fim das frases, ao contrário, sinaliza o desenvolvimento dela.
É muito importante a vírgula... se numa frase faltar a vírgula, o sentido muda completamente... veja este exemplo: “José Maria e o cãozinho Totó foram passear”. Estamos em aula de português!!
Agora, coloque uma vírgula e a frase ganha outro sentido: “José, Maria e o cãozinho Totó foram passear”. A vírgula indicou uma pausa para a continuidade da frase, que adquiriu outro sentido!
Já o ponto final sinaliza o fim de uma declaração. Quando ele é usado, então entende-se que aquela frase ou declaração acabou, chegou ao seu fim, então, ponto final.
Pois bem, sabendo que a vírgula sinaliza a continuidade da frase e que o ponto final indica o seu fim, vamos à mensagem.
Se você é uma pessoa normal, um adolescente normal, um jovem ou adulto normal, [pergunte a pessoa aí ao lado: “você é normal?”] ...então, você já teve decepções com pessoas... você já se sentiu decepcionado... você já experimentou amargura e coisas assim.
Agora mesmo, quem sabe, por alguma razão, a vida parece não ter mais sentido para você? ...quem sabe, você perdeu o ânimo, porque tudo o que você sonhava, pareceu desmoronar diante dos seus olhos.
Será que você tem falado para si mesmo: "Ah! Ponto final! É o fim! Acabou!", então, eis o resumo de toda a