Determinismo x Fatalismo
Os três tipos de determinismo
1.Pré- determinismo deve-se supor que todo efeito já está completamente presente na causa, temos um determinismo mecanicista onde a determinação é colocada no passado, numa cadeia causal totalmente explicada pelas condições iniciais do universo.
2. Pós-determinismo que toda causalidade do universo é determinada por alguma finalidade, temos um determinismo mecanicista onde a determinação é posta no futuro pela imaginação de alguma entidade exterior ao universo causal (Deus).
3. Co-determinismo ocorre da mesma forma que a teoria do caos, ou seja, é suposto que todo efeito está contido na causa, ou seja, de forma simultânea, o efeito pode interagir com outros, acarretando, até mesmo, um nível diferente de realidade das causas anteriores.
Inderminismo
Nada mais que é que a oposição ao determinismo
Concepção segundo a qual alguns acontecimentos não têm causas: limitam-se a acontecer e nada há no estado prévio do mundo que os explique. A ausência de determinismo nos fenômenos da natureza, na ciência moderna, e particularmente na ciência atômica.
Fatalismo
O termo "fatalismo" vem do latim "fatum" (destino) e significa a crença ou aceitação de um po-der ou lei superior a que ninguém pode fugir. A crença de que "o que será será", já que todos os eventos passados, presentes e futuros já foram predeterminados por Deus ou outra força poderosa. Na religião, esta visão pode ser chamada de predestinação. Ou seja, a vontade e inteligência humanas são impotentes para influenciar o rumo dos acontecimentos, de modo que o destino de cada um esteja já traçado.
Fatalismo x Determinismo x Livre-arbítrio
O Livre-arbítrio é, basicamente, a expressão usada