Determinação do teor de ácido cítrico no suco de frutas
23 de julho de 2014
Introdução
O ácido cítrico é muito utilizado como acidulante em sucos de fruta, porque o pH dado por ácidos naturais não é suficiente para assegurar a estabilidade microbiana a longo prazo. A determinação do teor de ácido cítrico no suco é de grande importância na indústria química. A volumetria de neutralização é um método de análise química, clássico, utilizado para determinar quantidade de ácidos e de bases. Este método consiste na titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina ou titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácida. Esta prática teve como objetivo a determinação do teor de ácido cítrico no suco do comprimido efervescente.
Procedimentos
Inicialmente a massa do comprimido foi medida em uma balança analítica, em seguida o comprimido foi colocado em um béquer e foi adicionada água até a completa dissolução do comprimido para a obtenção do suco. Logo após, foi retirada uma alíquota de 2 mL e transferida para um erlenmeyer de 125 mL e adicionado 5 mL de água destilada. Foram adicionadas duas gotas de fenolftaleína. Esta solução foi titulada com uma solução padrão de NaOH 0,1 mol/L até a mudança de coloração de incolor para rosa.
Resultados
A massa do comprimido pesada foi de 4,5452g, após a obtenção do suco, preparo e titulação da solução, foi observado o gasto de 1,8 mL da solução padrão de hidróxido de sódio 0,1 mol/L. Avaliando a estequiometria da reação ocorrida entre o ácido e a base (Reação 1), foi possível realizar os cálculos para descobrir o teor do ácido cítrico nesta amostra.
C6H8O7 + 3NaOH C6H5O7Na3 + 3H2O (Reação 1)
Cálculos:
Quantidade de ácido cítrico
1mL NaOH _______________ 0,007g(padrão) 1,8 mL NaOH ____________x x = 0,0126 g de ácido cítrico
Teor de ácido cítrico presente na amostra