Determinação do teor de cobre em um sal solúvel
CAMPUS ZÉ DOCA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE COBRE EM UM SAL SOLÚVEL
GEOVANE FERREIRA
HIGO ARAUJO
ZÉ DOCA-MA
2013
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nas últimas décadas do século XVIII e o começo do XIX a análise química dos compostos, minerais, orgânicos e biológicos, desenvolveu-se e ampliou-se consideravelmente. Os métodos que usavam a balança (métodos gravimétricos) sofreram pronunciado refinamento desde a época de Lavoisier. A balança, por sua vez, normalmente construída por exímios artesãos, sob encomenda, sofreu grande aperfeiçoamento e a partir de 1850 já era comercializada por várias firmas. A parte quantitativa da análise foi aperfeiçoada graças aos esforços de químicos de vários países da Europa. Na Alemanha destacou-se Martin Heinrich Klaproth (1743-1817), contemporâneo de Lavoisier, cuja preocupação principal era seguir uma metodologia analítica rigorosamente científica na determinação da proporção dos componentes nos compostos.
Análise gravimétrica na química consiste em determinar a quantidade proporcionada de um elemento, radical ou composto presente em uma amostra, eliminando todas as sustâncias que interferem e convertendo o constituinte ou componente desejado em um composto de composição definida, que seja suscetível de pesar-se.
Os métodos gravimétricos são métodos analíticos quantitativos que se baseiam na determinação da massa de um composto puro ao qual o analito está quimicamente relacionado. A analise gravimétrica incide na analise quantitativa que permite saber a quantidade de uma substância em determinada mistura. Esta analise se baseia no cálculo de porcentagem das espécies envolvidas em uma reação através da determinação da massa dos reagentes.
A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou radical a ser determinado num composto puro e estável e de estequiometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a