DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CARBONATO E BICARBONATO DE SÓDIO EM UMA AMOSTRA
O carbonato de sódio, Na2CO3, é um sal branco e translúcido usado principalmente na produção de vidro, sínteses químicas e em sabões e detergentes. A reação de hidratação deste composto se dá pela capacidade do íon carbonato de ser protonado em meio aquoso, de acordo com as seguintes reações:
Na2CO3 + H2O → NaHCO3 + OH- + Na+
NaHCO3 + H2O → H2CO3 + OH- + Na+
H2CO3 → CO2 ↑ + H2O
Como todas estas reações são reversíveis, o Na2CO3 pode ser utilizado como agente tamponante para pHs alcalinos quando colocado numa solução com H2CO3, nas devidas proporções.
E geral, o carbonato de sódio tende a se comportar como uma base na maioria das reações, sendo facilmente protonado por espécies ácidas. Em meios ácidos, como o HCl por exemplo, o íon CO32- tende a ser protonado até a condição de H2CO3 e então decomposto em CO2 e H2O, segundo a reação supracitada.
Já o bicarbonato de sódio, NaHCO3, é um composto cristalino de cor branca, muito solúvel em água, sendo levemente alcalino. Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago, já que o mesmo tem o poder de neutralizar os excessos de ácido cloródrico do suco gástrico.
Quando o bicarbonato de sódio é misturado com um ácido, libera dióxido de carbono e água, segundo as reações:
NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2
NaHCO3 + CH3COOH → CH3COONa + H2O + CO2
Devido à capacidade do bicarbonato de sódio liberar dióxido de carbono, usa-se como agente levedante e na produção de gasosas (refrigerantes).
Para se obter o teor de ambos os compostos citados, carbonato e bicarbonato, em uma amostra, utiliza-se o método da titulação. Logo, deve-se escolher o indicador correto para se analisar o ponto de equivalência. O Alaranjado de metila é um indicador de pH frequentemente usado em titulações, devido a sua clara mudança de coloração na faixa de pH medianamente ácido. Diferentemente da fenolftaleína, que é bastante utilizada em titulações na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções