Determinação do PRNT do Calcário
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS – CUR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS - ICAT
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - EAA
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA (AULA DE LABORATÓRIO) – DETERMINAÇÃO DO PRNT DO CALCÁRIO.
GRADUANDOS DO CURSO EM ENGENHARIA AGRICOLA E AMBIENTAL
Amanda Martins Clemente
Beatriz Ribeiro Fiori
Bianka Simon Fuzaro
Carlos Eduardo Alves Oliveira
Ellen Karine Moraes Fontana
Gleyciany Stefany Alves dos Santos
Rondonópolis – MT
Dezembro / 2013
Determinação do PRNT do Calcário.
1. INTRODUÇÃO:
Solução padrão é uma solução com molaridade conhecida, possuindo quatro casas decimais, sendo indispensável para análises volumétricas. É uma solução que será usada para comparação das concentrações. Solução padrão secundário é um composto cuja pureza pode ser estabelecida por meio de análise química quantitativa, utilizando uma solução padrão primária como titulante.
O calcário agrícola nada mais é do que aquela parte da produção do calcário dedicada à aplicação como corretivo do solo. Desde a Renascença, a acidez do solo tem sido reduzida através da adição de cal (calcário calcinado) aos solos ácidos. Como todo calcário, o principal constituinte mineralógico do calcário agrícola é a calcita (carbonato de cálcio - CaCO3), podendo conter menores quantidades de carbonato de magnésio, sílica, argila e outros minerais. A dolomita (CaMg(CO3)2) pode representar parcela significativa das rochas carbonáticas utilizadas para fins agrícolas.
A avaliação da reatividade (RE) dos calcários agrícolas é dada pela ponderação das frações do produto retidas em cada uma das seguintes peneiras, juntamente com os valores correspondentes essas frações:
Reatividade zero para a fração retida em peneira de 2 mm (ABNT nº 10);
Reatividade 20% para a fração que passa em peneira ABNT nº 10 e fica retida em peneira 0,84 mm (ABNT nº 20);
Reatividade 60% para a