Determinação do nivel operante
CURSO DE PSCOLOGIA
DETERMINAÇÃO DO NIVEL OPERANTE
Luiz Eduardo Galoro RA: 01049777
Sujeito Nº 16
Relatório Nº 02
UMUARAMA
2011
RESUMO
Foi realizado um experimento por três alunos de Psicologia tendo como finalidade analisar os comportamentos do sujeito experimental (Rato), que foi privado de água por 36 horas, para isso será utilizado a Caixa de Skinner e registrado alguns comportamentos tais como, limpeza, andar, ficar parado, farejar, entre outros; por durante 30 minutos foram registrado os comportamentos no intervalo de um em um minuto. Com o experimento também observamos a agilidade e a força do sujeito, tendo como objetivo que o sujeito observado pressiona-se a barra para que o experimento se complete. O experimento foi concluído com o sujeito experimental tendo a resposta de RPB e de acordo com o que foi proposto encontramos dificuldade devido a RPB não ser um comportamento modelado.
Palavra chave: RPB, nível operante, comportamento, sujeito.
DETERMINAÇÃO DO NIVEL OPERANTE
O experimento foi realizado com o intuito de observarmos os comportamentos entre eles os reflexos inatos do sujeito. Nos reflexos inatos há sempre uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo. Todas as espécies animais apresentam comportamentos reflexos inatos esses reflexos são uma preparação mínima que os organismos tem para começar a interagir com o seu ambiente e para ter chances de sobreviver. Exemplo: se você colocar o seu dedo na boca de um recém nascido, automaticamente ele irá sugar o seu dedo. Da mesma forma, quando o seio da mãe entra em contato com a boca do bebe uma resposta semelhante é observada (sucção). (Medeiros, 2007)
São produtos da seleção natural invariavelmente pareciam estar envolvidos na manutenção da saúde e na promoção da sobrevivência e da reprodução. (Baum, 1999) Esses reflexos são muito importantes para nossa sobrevivência, fazem parte do repertório comportamental de