Determinação de álcool na gasolina
TIAGO
RELATÓRIO DA PRÁTICA LABORATORIAL
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Relatório entregue a disciplina de REFINO DO PETROLEO como um dos pré-requisitos de avaliação do curso de Tecnólogo em Petróleo e Gás.
Professor (a): Elaine. Aluno: Elvis Alves dos santos.
Turma: E02
ARACAJU
NOVEMBRO 2011
UNIVERSIDADE TIRADENTES
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
ELVIS ALVES
TIAGO
RELATÓRIO DA PRÁTICA LABORATORIAL
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
ARACAJU
NOVEMBRO 2011
OBJETIVOS.
Determinar a porcentagem de álcool na gasolina e verificar se esta de acordo com as normas da ANP que varia de 18% a 24% a quantidade permitida de álcool.
INTRODUÇÃO.
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação, ou sua capacidade de resistir ás exigências do motor sem entrar em autoignição antes do momento programado. A detonação (conhecida como "batida de pino") leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo. O álcool etílico anidro combustível, umas das substâncias adicionadas à gasolina tem vital papel na sua combustão, pois atuar como antidetonante (feltre, 200; peruzzo e canto 1999), em substituição ao chumbo tetraelita que esta sendo banido devido a sua elevada toxidade, e também sua função é aumentar a octanagem em virtude de o seu baixo poder calorífico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%. Se por um lado existem