Determinação de e colo
Ariana C. Jasko
Êmily Silveira Lavall
Flaviana Diuk
Nayara Maysa
Relatório de Microbiologia de Alimentos
Ponta Grossa
2010
Ariana C. Jasko
Êmily Silveira Lavall
Flaviana Diuk
Nayara Maysa
Relatório de Microbiologia de Alimentos
Relatório apresentado pelos alunos Ariana, Êmily, Flaviana e Nayara, do 3º ano do curso de Engenharia de Alimentos, na disciplina de Microbiologia de Alimentos, sob a supervisão da professora Tatiane Gonzales, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Ponta Grossa
2010 Sumário
Determinação de Escherichia coli em alimentos 4
Introdução 4
Escherichia coli patogênicas 5
Resultados e discussão (legislação) 5
Legislação: 6
Conclusão 7
Referências bibliográficas 7
Determinação de Escherichia coli em alimentos
Introdução
A presença de coliformes nos alimentos é de grande importância para a indicação de contaminação durante o processo de fabricação ou mesmo pós-processamento. Segundo FRANCO (2005), os microorganismos indicadores são grupos ou espécies que, quando presentes em um alimento, podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação fecal, provável presença de patógenos ou deterioração potencial de um alimento, além de indicar condições sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ou armazenamento.
A presença de Coliformes totais e Escherichia coli em alimentos processados segundo SILVA (1997), é considerada uma indicação útil de contaminação pós–sanitização ou pós-processo, evidenciar práticas de higiene e sanificação aquém dos padrões requeridos para o processamento de alimentos.
Escherichia coli é um dos microrganismos tidos como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal de humanos e da