Determinação de Sólidos
Sólidos dissolvidos: a quantidade e natureza dos sólidos dissolvidos e suspensos variam grandemente nos líquidos. Em águas potáveis, a maioria da matéria na forma dissolvida ocorre na forma de sais inorgânicos, poucas quantidades de matéria orgânica e gases dissolvidos. Para a análise de sólidos dissolvidos a amostra é aquecida à 180oC. A determinação dos sólidos suspensos é conseguida fazendo-se filtragem da amostra.
Sólidos sedimentáveis: esse termo é aplicado para os sólidos em suspensão que sedimentam sob a influência da gravidade. Nesse caso apenas os sólidos suspensos com peso específico suficientemente maior que a água sedimentarão.
Em manaciais públicos e industriais, a determinação dos sólidos totais dissolvidos é a única de importância. Ela é usada para determinar se o manancial é apropriado ou não. Em casos no qual o abrandamento é necessário, o conteúdo de sólidos dissolvidos pode indicar o tipo de abrandamento a ser utilizado, já que métodos de precipitação diminuem e métodos de troca de íons aumentam os sólidos.
A determinação dos sólidos sedimentáveis tem duas aplicações importantes. Primeiro, é usada nas análises de efluentes industriais para determinar a necessidade de tanques primários em tratamentos que utilizam processos biológicos. O teste também é utilizado em larga escala para determinar a eficiência em unidade de sedimentação.
Os sólidos suspensos e suspensos voláteis são usados para determinar a força de despejos domésticos e industriais. Os teste são particularmente importantes para determinar a quantidade de sólidos suspensos após a remoção dos sólidos sedimentáveis em tratamento primário, com o objetivo de determinar a carga de entrada nas unidades de tratamento biológico.
Os teste de sólidos totais e sólidos voláteis são importantes para os lodos. São indispensáveis no projeto e operação da digestão do lodo e unidades de incineração.
Objetivo
A aula prática teve como objetivo determinar sólidos