Determinação de resíduo mineral por incineração da farinha de fubá
Farmácia- 6° período
Disciplina: Bromatologia
Prof. Michelle
Equipe: Jennifer de Morais Alves
Relatório da aula prática de 23/09/2013
Determinação de resíduo mineral por incineração da farinha de fubá
(Determinação de cinzas)
Introdução:
Resíduo mineral por incineração ou cinzas é o nome dado ao resíduo obtido por aquecimento de um produto em temperatura máxima próxima a 550-570 °C. A determinação dos constituintes minerais nos alimentos pode ser dividida em duas classes: análise de cinzas (total, solúvel e insolúvel) e determinação dos componentes individualmente. A cinza de um alimento é o resíduo inorgânico obtido a partir da queima da matéria orgânica. Na determinação de cinza total, quando não é necessário a recuperação e análise individual dos metais, a temperatura de incineração pode variar de 400 a 700oC, sendo que 550oC é a mais usada. Para cada tipo de amostra existem recomendações que devem ser verificadas antes de se proceder à análise, por exemplo, amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração.
Objetivo: Determinação de resíduo mineral do fubá por incineração.
Materiais e Métodos:
Alimentos
Amostras ( Farinha de fubá)
Material
cadinho de porcelana previamente aquecido a 550oC e resfriado em dessecador, tarado e numerado, com nome e peso anotado em folha separada, espátula, pinça
Equipamentos
mufla a 550oC balança analítica dessecador Procedimento:
Colocar cápsula na mufla por 20 minutos , depois retirar a cápsula da mufla e colocar no dessecador para esfriar em seguida tarar a cápsula, pesar 2g da amostra. Em seguida Colocar o cadinho na mufla pré-aquecida a 550oC e deixar até que o resíduo se torne branco ou cinza claro, ou mostre peso constante (variação de 0,0001g nas pesagens). Transferir o cadinho para um dessecador e deixar esfriar completamente. Depois pesar novamente a amostra.
Resultados obtidos:
% cinzas = P2-P1x 100 / P