Determinação de pH de soluções aquosas
Determinação de pH de soluções aquosas.
2. Objetivos:
Conceituar pH.
Relacionar o conceito de pH com os conceitos de ácidos.
Determinar pH de soluções de concentrações diferentes.
Relacionar o estudo de pH com a aplicação na indústria da construção.
Obter, com o pHmetro, o pH de diferentes soluções de sacarose.
3. Fundamentação Teórica:
Em uma indústria de construção, supõe–se que basta ter areia, brita, cimento e energia para movimentá-la. Mas, não é bem assim, pois qualquer fator pode interferir nos resultados, provocando a ineficiência na produção, comprometendo seu rendimento. Um desses fatores é o alto risco de contaminação por chuvas ácidas.
Um processo fácil de reconhecimento dessa contaminação é a mudança da cor de determinados produtos, principalmente tintas, vernizes e até mesmo o próprio cimento. Portanto, vamos agora aprofundar um pouco mais nas definições de ácidos e base, segundo Bronsted-Lowry.
Ácidos de Bronsted-Lowry são doadores de prótons e bases de Bronsted-Lowry são receptores de prótons. Um ácido aumenta a concentração de H3O1+ na solução e a base aumenta a concentração de OH1-. Um par ácido-base relacionado através do ganho ou perda de um simples próton é descrito como um par conjugado, o pH de uma solução é definido, matematicamente, como: pH = - log [H+]. Soluções ácidas possuem pH < 7. Soluções alcalinas possuem pH > 7e soluções neutras pH = 7.
O pH pode ser medido através de um potenciômetro (além de outros métodos), cujo esquema encontra-se logo, a seguir:
A é um eletrodo de vidro sensível ao pH e B é um eletrodo de referência. Em geral os 2 eletrodos estão reunidos num só elemento. Ambos estão mergulhados numa solução formando, em conjunto, uma pilha que gerará um potencial dependente da concentração do íon hidrogênio contido na solução, segundo uma relação derivada da equação de Nernst:
Ep = constante – (2,3.RT/nF) x pH em que Ep é o potencial da pilha, R e F são constantes, T é a temperatura absoluta e