Determinação de Perfil de Velocidades
INSTITUTO DE RECURSOS NATURAIS – IRN
EHD025 – HIDRÁULICA GERAL II
RELATÓRIO: Determinação de Perfil de Velocidade em Canais
Felipe Pires Nogueira
Thiago Baldan Kfouri
ITAJUBÁ
02 DE OUTUBRO DE 2014
Sumário
1. Objetivo 3
2. Descrição teórica 3
2.1. Medições com flutuadores 3
2.2. Medição com molinete 3
3. Materiais e Metodologia 4
3.1. Materiais 4
3.2. Metodologia 4
4. Resultados 4
5. Conclusão 7
6. Referências 7
1. Objetivo
Determinar as velocidades de um canal, com a finalidade de elaborar um perfil de velocidades.
2. Descrição teórica
Para a determinação das velocidades em canal aberto existem alguns métodos tais como medição com flutuadores e molinetes/micro molinetes. Através da obtenção da velocidade pode-se calcular a vazão do canal.
2.1. Medições com flutuadores Esse tipo de medição consiste em adotar uma distancia e lançar o flutuador contando o tempo que ele leva para percorrer essa distancia, assim com os valores da distancia e tempo pode-se calcular a velocidade média.
2.2. Medição com molinete
O molinete é um aparelho composto por uma hélice que a partir do fluxo do canal vai girando e uma parte do aparelho conta o número de rotações. Usa-se esse número em uma fórmula do próprio molinete para determinar a velocidade do ponto do canal observado.
3. Materiais e Metodologia
3.1. Materiais
Bancada do LAPCH;
Micromolinete;
Trena.
3.2. Metodologia
O técnico do laboratório deixou a vazão fixa, para que a lamina d’água ficasse em um único nível, após isso foi anotada o valor da lamina d’água e divido em oito partes para posicionamento do molinete. Com a trena foi possível realizar o posicionamento da hélice na haste do molinete, sendo este programado para marcar o número de rotações durante 30 segundos, esse valor foi anotado em tabelas para que