Determinação de fósforo
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA E
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PRÁTICA Nº6:
Determinação de Fosfatos em Águas
RELATÓRIO
CURITIBA
2010
ALESSANDRA HONJO IDE
JOÃO PAULO STADLER
PRÁTICA Nº6:
Determinação de Fosfatos em Águas
Trabalho apresentado pelos alunos da Bancada 3, turma S61 do curso de Bacharelado em Química Tecnológica e Licenciatura em Química coordenado pelo Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBi) como relatório de aula da disciplina de Química Analítica 1 sob orientação do professor M. Sc. Marcus Vinicius de Liz.
CURITIBA
2010
RESUMO
IDE, Alessandra Honjo e STADLER, João Paulo. Determinação de Fosfatos em Águas. Relatório (Química Analítica Aplicada I) – Bacharelado em Química Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2010
O fósforo é um dos elementos mais estudados em ecossistemas aquáticos devido a sua grande importância ecológica, no metabolismo biológico e constituição de elementos estruturais dos seres vivos. Em comparação com os demais nutrientes componentes da biota, o fósforo é o que se encontra em menores quantidades e seu desequilíbrio no meio pode trazer conseqüências como a eutrofização das águas. Na determinação do fósforo total da amostra, realizou-se a digestão a quente com mistura sulfo-nítrica seguida de leitura espectrofotométrica através do método do ácido ascórbico. As concentrações de fósforo encontradas nas amostras do rio Passaúna e do Barigui foram de, respectivamente, 0,012 mg de P e 0,0225 ± 0,004 mg de P/L.
Palavras-chave: Fósforo total, Rio Passaúna, Rio Barigui, Método do Ácido Ascórbico
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 METODOLOGIA 5
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIAS