Determinação de Fórmulas Quimicas
Fórmula Química: Maneira simbólica e abreviada de representar a composição qualitativa e quantitativa de uma substância e mostrar como seus elementos constituintes estão associados. Uma das finalidades da fórmula química é indicar os elementos constituintes da substância. Fórmula Molecular: Mostra quais e quantos são os átomos constituintes de uma molécula.
Fórmula Eletrônica ou de Lewis: Apresenta elétrons da camada de valência (última camada) que são compartilhados entre os átomos constituintes da substância, formando pares eletrônicos de acordo com a teoria do octeto.
Fórmula Estrutural ou de Cooper:
Mostra como os átomos estão ligados entre si por meio de traços que apresentam os pares de elétrons compartilhados na ligação química.
Fórmula Porcentual ou Centesimal:
Apresenta a porcentagem em massa de cada um dos elementos participantes ou constituintes da molécula.
Fórmula Mínima, Empírica ou Estequiométrica:
Mostra a proporção entre os átomos participantes de uma substância, considerando os menores números inteiros.
Conversão Fórmula Mínima em Molecular e de Molecular em Mínima:
Para obter a fórmula mínima de uma substância a partir de sua fórmula molecular ou vice-versa, devemos relacionar ambas as fórmulas, utilizando o fator de conversão (F): Fórmula mínima = ((fórmula molecular)/F) Fórmula molecular = (fórmula mínima). F Conversão de Fórmula Porcentual em Fórmula Mínima:
Para fazer essa conversão segue 3 passos:
1º passo= Considerando sempre 100g de substância, convertem-se as porcentagens de cada um dos elementos em massa (g).
2º passo= Divide-se a massa de cada um dos elementos que compõem a substância pela sua respectiva massa molar (M), a fim de saber a quantidade de matéria, em mol, que corresponde a quantidade de cada um dos elementos em mol da substância.
3º passo= Divide-se o valor de número de mols para cada um dos elementos pelo menor dos