DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO COM EDTA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
EXA482 - Análise Química Quantitativa Experimental P01
Professor Klebson Souza
PRÁTICA 07
Determinação de ácido ascórbico em sucos A determinação de ácido ascórbico empregando o 2,6-diclorofenolindofenol (DCFI) sódio trata de uma reação de oxi-redução, representada abaixo, onde o reagente (DCFI) funciona como autoindicador, ou seja, o ponto final da reação química é indicado pela permanência de coloração do próprio reagente na solução, que deverá estar em pequeno excesso.
a. Padronização do DCFI empregando método de Tillmans modificado
Preparar 50 mL solução padrão de ácido ascórbico (AA), massa molar 176,09g mol-1, dissolvendo 25,00 mg do ácido ascórbico em solução de ácido oxálico 1%. Calcule a concentração molar do ácido ascórbico na solução.
A solução de 2,6-diclorofenolindofenol, massa molar 267,09g mol-1, preparada pelo técnico, é obtida dissolvendo-se aproximadamente 0,2 g do DCFI para 1L de água destilada. Calcule a concentração molar da solução.
Tomar 5,00 mL da solução de ácido ascórbico, com pipeta volumétrica, e 50 mL de ácido oxálico 1%, transferir para um erlenmayer e titular até aparecimento de coloração rósea.
Anotar o volume gasto e repetir o procedimento mais duas vezes. b. Determinação do ácido ascórbico em sucos empregando método de Tillmans modificado.
Fazer pré-calculo utilizando informação contida no rótulo do suco para escolher o volume conveniente de amostra a ser tomado, se necessário efetuar diluição;
Adicionar 50 mL da solução de ácido oxálico 1% ao erlenmeyer já contendo a amostra e titular com a solução de 2,6-diclorofenolindofenol padronizado até aparecimento de coloração rósea.
Anotar o volume gasto e repetir o procedimento mais duas vezes.
Fazer o teste em branco. Apresentar o resultado de forma que o mesmo possa ser comparado com as informações da embalagem, ou seja, se a informação na embalagem vier em mg de AA