Determinação de Cinzas em Alimentos, Utilizando a Mufla
Determinação de Cinzas em Alimentos, Utilizando a Mufla
Manaus – AM
2015
Universidade federal do Amazonas – UFAM
Debora Deisy - 21452789
Felipe Alburquerque - 21458141
Fiama Souza - 21454858
Gabrielle Laís - 21452792
Thais Baliero - 21455658
Determinação de Cinzas em Alimentos, Utilizando a Mufla.
Manaus – AM
2015
Introdução
Determina-se as cinzas para saber a umidade que contém nos alimentos. O objetivo geral deste experimento é fazer o contato com a técnica de incineração em mufla, que é o equipamento mais simples e comum para determinar cinzas. Neste trabalho mostraremos quais os procedimentos que se deve seguir para determinar as cinzas da goma. Informações de como manipular, aquecer e de como calcular a porcentagem, a média e o desvio padrão. Assim obtendo os devidos resultados.
1. Objetivo do procedimento
Fazer contanto com a técnica de incineração em mufla, que é o equipamento mais simples e comum para determina cinza em alimentos.
Material e equipamento
- Cadinho de porcelana
- Balança analítica
- Dessecador
- Mufla a 550 °C
- Espátula e pinça
2. Procedimento Feito.
1°_ Manipular o cadinho com a pinça, evitando o contato com as mãos que podem passar umidade e gordura.
2°_ Aquecer o cadinho na mufla a 550°C por meia hora. Esfriar em dessecador e pesar na balança ate 0,1mg. Registrar o peso do cadinho vazio.
3°_Pesar no cadinho 2g de goma seca na balança analítica ate 0,1mg.
4°_Colocar o cadinho mais a goma na mufla preaquecer a 550°C, durante meia hora.
5°_Esfriar o material no dessecador por cerca de 30mim.
6°_Pesar o material frio na balança analítica ate 0,1mg.
3. Dados Obtidos
Cadinho vazio – 19,5013
Amostra
Peso com a goma não aquecida
Peso com a goma já em cinzas
1
22,23
22,24
2