Determinação de cinzas da quinoa
CAMPUS ARIQUEMES CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
RELATÓRIO DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CINZAS DA QUINOA
Acadêmica: Selma de Oliveira Freitas
Prof. Dr. Luís Fernando Polesi
Disciplina: Análise de Alimentos I
Ariquemes-RO
2013
Introdução
O teor de cinzas em alimentos refere-se aos compostos inorgânicos, ou resíduo mineral fixo (sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, cobre, cloreto, alumínio, zinco, manganês e outros compostos minerais) resultante da queima da matéria orgânica em mufla a altas temperaturas (500-600°C). O conteúdo em cinzas se torna importante para os alimentos ricos em certos minerais, o que implica em seu valor nutricional (ZAMBIAZI, 2010).
Objetivo
Determinar o teor de cinzas totais presente na composição da quinoa através dos cálculos de cinzas base seca e cinzas base úmida.
Metodologia
O conteúdo de cinzas foi determinado através dos métodos descritos na AOAC, 2006.
Procedimento
Homogeneizou-se todo o material a ser analisado, tarou-se em balança analítica um cadinho previamente seco (105°C) e anotou-se o peso. Pesou-se aproximadamente 1g de amostra de quinoa onde foi colocada em mufla até atingir temperatura de 550°C por 4 horas. Após o termino do tempo de 4 horas, desligou-se a mufla e esperou-se esfriar até a temperatura de aproximadamente 200°C após o esfriamento retirou-se o cadinho da mufla sem tocar, e colocou-se em um dessecador até atingir temperatura ambiente e pesou-se o cadinho novamente, calculou-se o teor de cinzas através de gravimetria e o mesmo foi expresso em porcentagem. O procedimento foi feito em triplicata.
Resultados e Discussões
Determinação do teor de cinzas da quinoa.
Replica
Peso do Cadinho (P1)
Peso da Amostra (Pa)
Peso do cadinho + amostra incinerada (P2)
Peso de Cinzas (Pc)
Teor de cinzas base seca (%)
Teor de cinzas base úmida (%)
1
18,5629g
1,005g