determinação de amônia
x = 77,7 mg de N-NH4
3 - reagente de Nessler é uma solução alcalina de tetraiodomercurato(II) de potássio. É usado no chamado teste do reagente de Nessler, cujo objetivo é detectar a presença de nitrogênio amoniacal.1 Caso a solução tenha amoníaco, forma-se um precipitado amarelo-acastanhado. A cor será tanto mais intensa quanto maior for a concentração das substâncias analisadas.
A equação que traduz a formação do precipitado é:
NH3 + 2[HgI4]²− + 3OH− → Hg2O(NH2)I− + 7I− + 2H2O
4- Sim. De acordo com o CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 7º, inciso lX, do Decreto 88.351, de 1º de junho de 1983, e o que estabelece a RESOLUÇÃO CONAMA Nº 003, de 5 de junho de 1984. O teor de AMÔNIA deve ser de no máximo 0,4 mg/l NH3. Não há limite para lançamento de amônia em águas residuárias. A legislação do espirito santo não estipula valor para a amonia para aguas doces e para o lançamento de aguas residuarias.
5 - A amônia ionizada pode ser convertida a amônia livre através de uma base, como pode ser observado na reação abaixo:
NH + ( aq ) + OH (−aq ) ↔ NH 3 ( aq ) + H 2 O ( l )
A adição de OH- (base ) provoca o deslocamento do equilíbrio para a formação dos produtos onde a amônia livre se encontra. Na prática, fontes de OH- geralmente usadas são hidróxido de sódio ou cal.
6 – Fontes antropogênicas podem ser facilmente reconhecidas pela queima de combustíveis fósseis e uso de fertilizantes nitrogenados , que liberam grandes quantidades de nitrogênio reativo para o ambiente, causando desequilíbrios no seu ciclo natural.
Já as fontes naturais de amônia, pode ser citado o nitrogênio atmosférico que é convertido a formas reativas usadas pelas plantas e animais e quantidade semelhante de nitrogênio não reativo retorna à atmosfera, via processos naturais.
.
7 -Uma coleta de amostras não deve ser encarado com o simples