Determinação de alguns parâmetros de qualidade da água por spot test em papel microflúidico
RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
DETERMINAÇÃO DE ALGUNS PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA POR SPOT TEST EM PAPEL MICROFLÚIDICO
Departamento de Química Analítica
Instituto de Química – UNICAMP
Janeiro/2013
1)
Resumo
2) 1)
Para diversos procedimentos analíticos, papel vem sendo utilizado como suporte reacional e, nesta trabalho, foi associado com a realização de reação tipo spot test. Neste caso, a formação de um produto colorido sobre papel, dentro de certas condições otimizadas, permite estabelecer relações quantitativas entre a intensidade de coloração desse produto e a concentração do analito. No cenário atual, surge o desenvolvimento de novas tecnologias com a utilização do papel para a elaboração de sistemas microfluídicos, o que vem ganhando destaque devido às suas propriedades físicas, químicas e biológicas, além do baixo custo e da facilidade de aquisição.
Neste trabalho, foi estudada a adequação de reações de spot test em papel microfluídico, a fim de elaborar procedimentos simples e de baixo custo para análise semiquantitativa de íons Fe (II) em águas e Al (III) em solos. Inicialmente, amostras sintéticas, contendo os analitos de interesse foram utilizadas para a seleção das faixas de concentração a serem estudadas por diferenciação visual e construção da escala de cores para as faixas de concentrações. Para avaliar a aplicabilidade dos procedimentos desenvolvidos, foram utilizadas amostras de solos.
2) 3) 3) Introdução
Spot tests são procedimentos analíticos simples, rápidos, de baixo custo e baixo limite de detecção (TUBINO et al., 1997), o que torna interessante sua aplicação para análises com uso de pequena quantidade de amostra e que requerem baixos limites de detecção. Outras características como sua simplicidade e portabilidade, torna spot test versáteis e interessantes para aplicação em campo.
Para obter resultados