Determinação da velocidade do som
Actividade Laboratorial 2.2 – Determinação da Velocidade do Som
Disciplina de Física – Química 11ºano
1) Objectivo Medir a velocidade do som no ar e na água e comparar os seus valores utilizando o osciloscópio para a medição do tempo entre a emissão e recepção do sinal.
2) Introdução Teórica A velocidade do som é a distância percorrida por uma onda sonora por uma unidade de tempo, ou seja, é a velocidade a que uma perturbação se propaga num determinado meio. Contudo, segundo a sua temperatura e a sua densidade, alguns meios transmitem essas ondas mais depressa que outros. Qualquer factor que altere a densidade e a temperatura de um meio altera também a velocidade de transmissão do som através dele. Quando a temperatura aumenta, o meio dilata-se e a sua densidade diminui, dai resultando um aumento da velocidade do som. Logo, podemos dizer que a velocidade de propagação de uma onda sonora varia de acordo com o meio em que se propaga.
Figura 1 – No ar a velocidade média do som é 340 m/s enquanto que na água a sua velocidade é quatro vezes maior e no aço quinze vezes maior.
3) Material: Osciloscópio; Receptor de Ultrassons; Gerador de sinais; Aquário; Fios de ligação; Termómetro; Emissor de Ultrassons
4) Procedimento experimental
* Ligar o gerador de sinais ao emissor e ao receptor de ultrassons. * Ligar o gerador de sinais ao osciloscópio. * Colocar o botão do gerador de sinais na posição de Pulsado. * Acertar a altura do emissor e do receptor de ultrassons colocando-os justapostos e fixando os respectivos parafusos. * Seleccionar a distância entre o emissor e o receptor de ultrassons, afastando-os 10cm. * Medir o atraso com que o ultrassom atingiu o receptor. * Repetir os últimos procedimentos para diferentes distâncias entre o emissor e o receptor (15cm, 20cm, 25cm e 30cm). * Anotar em tabela os valores das distâncias e dos atrasos bem como a base de tempo em cada