Determinação da umidade e peso especifico do solo
Mauro Carrión Pachásª, Marcus Vinicius Espanguer Munizb, Gaspar Sameiroc
a,b Universidade Estácio de Sá – Curso Engenharia Civil. Rua Eduardo Luiz Gomes, 134, Centro, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Introdução
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera, sendo considerado um material heterogênio, devido ser constituído de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e a gasosa (ar). Já o peso específico é a relação entre pesos e volumes e é expresso geralmente em kN/m³ sendo necessário para definição das característica do solo. O experimento para a determinação da umidade, e peso específico do solo seco foi realizado no laboratório de engenharia civil da Universidade Estácio de Sá no dia 12/03/2014, ministrado pelo professor DR. Mauro Carrión Pachás.
1. Objetivo
Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados dos ensaios da Determinação do Teor de Umidade (h) e Determinação do Peso Específico do Solo Natural (sn) e Peso Específico do Solo Seco (ss).
2. Materiais e Métodos
Os materiais utilizados na realização do experimento foram: capsula de alumínio (0,12 m³), espátula, balança de precisão e estufa.
O experimento foi realizado no Laboratório de Engenharia Civil, na faculdade Estácio de Sá, Niterói, Rio de Janeiro. Este iniciou com a pesagem da capsula de alumínio (v = 0,124 m³) vazia (Pc). Com a espátula mistura-se a amostra do solo sobre um recipiente até que a mesma fique homogenia, em seguida dividiu a amostra em quatro partes e transferindo 02 (duas) partes opostas para a capsula de alumínio até a mesma ser completada (figura 1). Como pode ser observada na figura 2, após o solo ser acondicionado dentro da capsula é realizado nova pesagem (Psuc) levando em seguida para a estufa onde a amostra permanece durante 24 horas em temperatura de 100ºC a 110ºC.