DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR E DA CONSTANTE DE IONIZAÇÃO DE UM ÁCIDO FRACO.
Introdução
Ácidos e bases são fundamentais em reações, pois são eles que controlam o pH de muitas reações realizadas em laboratórios químicos.
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores.
Há ácidos fortes e ácidos fracos, conceitos esses que estão associados à sua tendência de produção de íons em solução. Ácidos fortes são aqueles que, quando dissolvidos em água, liberam íon hidroxônio (H+) com facilidade. Já os ácidos fracos quando dissolvido em água, a maior parte do ácido permanece em sua forma molecular, e só uma pequena parte se ioniza para gerar os íons H+. Os ácidos fracos podem sofrer ionização, que é uma reação química que ocorre entre moléculas, produzindo íons que não existem anteriormente.
Objetivo
Determinar a massa molar e a constante de dissociação do ácido acético de dissociação (um ácido monoprótico) por titulação e medição de pH de soluções contendo uma concentração em massa conhecida de ácido acético
Determinar a massa molar e a constante de ionização de um ácido fraco desconhecido e aprender a usar o medidor de H para medir o pH de uma reação.
Material
Béquer;
Erlenmayer;
Proveta;
Estante;
Bureta;
Fenolftaleína;
Acido acético;
Hidróxido de sódio;
Balança;
Medidor de pH.
Métodos
Medição de pH e titulação de solução de ácido acético:
Mediu-se o pH de uma solução de ácido acético 2,4 g/L;
Pesou-se essa solução;
Transferiu-se 20 ml de ácido