Determinação da Densidade
DENSIDADE
CURSO : ENGENHARIA MECÂNICA
PROFESSOR : DANIELA
GRUPO : MARCELO MASSARU MIZUTA 21285 BRUNO SELVA BROLEZI 20859 VITOR FEITOSA RIEDEL 21007
Itajubá – MG
02 de setembro de 2011
O experimento relatado visa calcular a densidade da água e do álcool em temperatura ambiente, a partir da massa e do volume de cada líquido, com a finalidade de comparar os resultados obtidos com resultados previamente tabelados..
INTRODUÇÃO
Neste experimento foi realizado medições para calcular a densidade de substâncias, como a água destilada e o etanol. A densidade é amplamente adotada para caracterizar as substâncias. Define-se como a massa da unidade de volume da substância.
Densidade = massa volume Também realizou-se a calibração dos instrumentos, que foram utilizados no experimento.
PARTE EXPERIMENTAL
Nesta experiência foram utilizados os seguintes equipamentos:
PICNÔMETRO com volume de 54,1697 cm³ (vide tabela 1 em anexo);
BÉQUER de 50 cm³;
PERA de borracha;
PIPETA de 25 cm³;
TERMÔMETRO de mercúrio graduado em oC;
BALANÇA – marca: BIOPRECISA, modelo: FA2104N;
O procedimento adotado para a realização do experimento ocorreu da seguinte forma. Inicialmente os equipamentos foram limpos com o auxilio de uma folha de papel toalha, afim de se reduzir erros durante o experimento. Feito isto, foram medidas as massas do picnômetro e do béquer a serem utilizados. Em seguida, mediu-se a temperatura do álcool com o termômetro e, posteriormente, o colocamos no picnômetro até que este estivesse completamente cheio, ou seja, o volume do álcool era igual ao volume do picnômetro usado. Depois disso calculamos a massa do álcool com o auxilio de uma balança digital com o intuito de calcular a densidade do álcool. Repetimos o mesmo procedimento utilizando água destilada.
Outro processo realizado neste experimento consistiu em