Determinação da Densidade
Engenharia de Alimentos
DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE DE UM LÍQUIDO
Jéssica da S. Ferreira
Jéssica R. Martins
RESUMO
Este presente relatório visa o estudo da técnica de determinação da densidade relativa de um líquido, utilizando um picnômetro. O experimento foi realizado com duas amostras diferentes (Glicerina e Mel), de acordo com a temperatura de 20ºC. A densidade relativa foi calculada a partir da relação existente entre o peso específico das amostras, em relação ao peso específico da água destilada também na temperatura de 20ºC. Comparando o resultado obtido com a literatura e pesquisas efetuadas, pôde-se perceber que o mesmo foi satisfatório.
OBJETIVO
Determinar a densidade relativa de um líquido a 20ºC, pelo método do picnômetro.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS
Equipamentos:
Balança analítica;
Picnômetro.
Reagentes:
Éter etílico P.A. (CH3CH2)2O.
Vidrarias e outros materiais:
Termômetro;
Papel absorvente;
Bastão de vidro;
Detergente;
Água destilada; Glicerina P.A - ACS; Mel (Karo).
MÉTODOS
Com o picnômetro perfeitamente lavado com água corrente e detergente, o primeiro passo foi secar a sua superfície interna com éter etílico (CH3CH2)2O, para em seguida secar a superfície externa com papel absorvente, cuidando sempre para não deixar resíduos de gordura ou sujeira contida nas mãos, nas paredes do vidro. Então, pesou-se o picnômetro vazio e anotou-se sua massa. Posteriormente o picnômetro foi pesado com água destilada, com glicerina P.A e por fim com mel, todos com a temperatura previamente aferida, com o objetivo de atingir 20ºC. Entre uma pesagem e outra foi realizada uma nova limpeza do picnômetro.
As densidades relativas das amostras foram determinadas através da relação existente entre o peso específico da amostra em 20°C em relação ao peso específico da água a 20°C, para isto utilizou-se a equação abaixo:
(1)
Onde:
= Densidade relativa