Determinação da densidade
QG 109- QUÍMICA EXPERIMENTAL 1
Realizado em : 09 de março de 2012
Introdução:
A densidade é a grandeza que relaciona a massa e o volume de um corpo qualquer (d=m/v), apresentando-se como uma propriedade física e exclusiva da matéria. É considerada intensiva, mesmo sendo uma razão entre duas propriedades extensivas, ou seja, que dependem da quantidade de matéria. Por ser exclusiva, a sua determinação é muito útil para a identificação de substâncias, controle de qualidade de uma produção industrial, distinção entre substâncias puras e impuras, entre outras aplicações. Quando se trata de substâncias puras, a densidade é denominada absoluta, caso contrário, denota-se apenas densidade.
Neste experimento, procurou-se, através de três formas distintas, determinar a densidade de uma solução de cloreto de sódio (NaCl). Para tanto, utilizamos vários instrumentos diferentes a fim de comparar os resultados obtidos através deles.
Objetivos:
Determinar, através de três instrumentos volumétricos diferentes, a densidade de uma solução de cloreto de sódio e comparar os resultados a fim de tentar encontrar hipóteses que expliquem os diferentes valores encontrados.
Parte experimental:
Para este experimento, utilizou-se solução de cloreto de sódio numa concentração de 3 mol L -1.
Foram utilizados os seguintes materiais:
● 1 bureta de 50,00 mL;
● 2 Béckeres de 50,00 mL;
● 1 pipeta volumétrica de 10 mL;
● 1 pipeta volumétrica de 25 mL;
● 1 bulbo de borracha (“pêra”);
● 1 picnômetro de
● 1 termômetro graduado na escala Célsius ;
● 1 pisseta com água destilada;
● 1 balança analítica;
Bureta
Inicialmente, pesou-se um béquer. A seguir, ambientou-se a bureta com a solução de NaCL, completando o seu volume. Escoou-se 15 mL dessa solução para o béquer, pesando-o em seguida. Efetuou-se uma duplicata.
Pipeta Volumétrica
Conectou-se a “pêra” na pipeta volumétrica de 10 mL e pipetou-se a solução de NaCl