Determinação da densidade de sólidos e Líquidos
Dterminação da densidade de sólidos e Líquidos
1- Enche-se uma proveta de água, fazendo com que o densímetro não encoste nas laterais e nem no fundo da proveta. Quando ele estiver centralizado no meio da proveta, marca-se a sua densidade. 2- Para melhorar os resultados da estimativa de incerteza de medição de massa específica.
3- - Foi pesado o cobre na balança para ser descoberta sua massa; - Em seguida, encheu-se a proveta com água destilada marcando 30 ml; - Após ser posta a água destilada, coloca-se o cobre para ser medido seu volume, usando o método de deslocamento de água; - Após calcula-se a densidade do corpo d= m/v. 4- Não seria mesma coisa. 1 litro de óleo de cozinha equivale a 900g de óleo, 1kg de óleo equivale a 1,100ml ( 1 litro mais 100ml) 5- Porque a densidade do óleo é menos que a da água.
6- Não. Pois com o densímetro apenas é possível saber a densidade dos líquidos, e não o teor alcoólico; para esse tipo de aferição é necessário um aferidor específico. Em questão o Gay Lussac que aponta a porcentagem alcoólica (teor) com precisão.
7- Não.
8- Cada picnômetro é fabricado para comportar um certo volume a uma determinada temperatura, o vidro sofre dilatação e retração, devemos trabalhar na temperatura dada para o volume especificado do aparelho.
9- Porque o ferro é mais denso que a água.
10- Sim. Porque quanto maior a temperatura maior será o volume e menor será a densidade.
11- Menos densa, porque com o aquecimento as moléculas se agitam mais, fazendo elas se afastarem aumentando o volume. A densidade é inversamente proporcional ao volume.
12- Um líquido de densidade 1,200g/ml, deve afundar na água pois possui densidade maior que a da água (1g/ml). 13-